O que um Garoto de 13 anos tem, que você não tem, para influenciar e fidelizar seus clientes?

Nesses tempos parece que é muito dificil tirar o cliente da concorrência e trazê-lo para fazer negócio com você.. mais difícil ainda é fazer com que os clientes que compram de você se tornem fãs apaixonados pela sua empresa..

Você já questionou alguma vez que a concorrência ta vendendo mais do que você.. ou que aquele outro vendedor tem melhores resultados que os seus?

Se isso algum dia te incomodou ou ainda incomoda, então imagine encontrar clientes apaixonados pela sua empresa… clientes que são fiéis a você e que fazem qualquer coisa para comprar, exclusivamente, de você…

Se essa ideia parece interessante para você, então preste atenção nesse vídeo, porque hoje você vai aprender 3 Táticas de Influência que você pode aplicar em seus Clientes para que eles tornem Fãs de Você e da Sua Empresa.

3 TÁTICAS DE INFLUÊNCIA COMPORTAMENTAL PARA QUE SEUS CLIENTES TORNEM FÃS DA SUA EMPRESA!

Nos Estados Unidos, a maioria das residências tem por tradição em sua frente um lindo gramado e diversos jardineiros autônomos para fazer aparos nestes jardins.

Um dia, um executivo de marketing de uma grande empresa americana contratou um destes jardineiros. Chegando em sua casa, o executivo viu que estava contratando um garoto de apenas 13 anos de idade, mas como já estava contratado, ele pediu para que o garoto executasse o serviço, mesmo estando indignado com a pouca idade em questão.

Quando o garoto já havia terminado o serviço, solicitou ao executivo a permissão para utilizar o telefone da casa, e foi prontamente atendido. Contudo, o executivo não pode deixar de ouvir a conversa. O garoto havia ligado para uma senhora e perguntava:

– A senhora está precisando de um jardineiro?

– Não. Eu já tenho um – respondeu.

– Mas além de aparar, eu também tiro o lixo.

– Isso o meu jardineiro também faz.

– Eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do serviço – disse ele.

– Mas o meu jardineiro também faz isso…

– Eu faço o atendimento o mais rápido possível.

– O meu jardineiro também me atende prontamente!

– O meu preço é um dos melhores.

– Não, muito obrigada! O preço do meu jardineiro também é muito bom.

Desligando o telefone, o executivo disse a ele:

– Meu rapaz, você perdeu um cliente.

– Não – respondeu o garoto. – Eu sou o jardineiro dela. Estava apenas medindo o quanto ela estava satisfeita.

Essa história não é interessante? Eu nem preciso dizer que provavelmente aquele executivo vai ser cliente desse garoto por muitos anos, não é mesmo? Mas e você.. também tem clientes que são fiéis aos seus serviços ou aos seus produtos?

Muitas das vezes um simples sorriso é capaz de fazer o cliente escolher por comprar desse vendedor.. ou daquele outro que só fica de cara fechada.. Uma estratégia de feedback, como esse garoto fez, também lhe ajuda a entender se o que você está fazendo esta dando certo.. Mas e quando os dois vendedores forem carismáticos e preocupados com a satisfação do cliente? O que você pode fazer para se diferenciar?

Nesses casos, eu sugiro que você faça uso dessas 3 táticas de influência que eu vou lhe ensinar hoje…

Essas táticas são técnicas de persuasão altamente eficientes que, se usadas da maneira correta, aumentam a probablidade de conversão de qualquer produto do seu negócio e algumas delas, até mesmo, tem a capacidade de transformar clientes comuns em clientes fieis… apaixonados por sua empresa…

 É importante usar essas táticas em suas abordagens de vendas porque elas agregam um valor diferenciado para você e para sua empresa…

Aplique essas 3 táticas e veja por si mesmo o poder que elas tem….

Tática 1 – Dê Algo Para o Cliente no Primeiro Contato;

Uma informação.. um presente.. ou qualquer coisa que entregue valor para a pessoa que recebe.. Não precisa ser algo caro.. não precisa nem mesmo ser algo que o dinheiro compra.. Você pode simplesmente dar conhecimento.. ou uma dica simples que irá ajudá-la em alguma situação.. o Importante é que a pessoa que receba veja isso como algo de valor pra ela..

Fazendo isso você cria uma sensação de dívida da outra pessoa com você.. Os psicólogos chamam essa tática de Reciprocidade.. é um elemento comum que vive dentro de cada um de nós.. Um princípio social que diz que devemos retribuir todo, e qualquer, favor que nos fazem (claro que não pode ser algo contra a Lei)..

Tendo isso em mente você pode usar desse princípio para influênciar seus clientes…

Essa tática tem o poder de fazer seus clientes se tornarem fãs apaixonados por sua empresa.. Porque onde mais você é recebido com um presente que lhe trás valor e um sorriso no rosto de quem lhe atende?

São poucas empresas que fazem isso hoje em dia.. e quanto mais cedo você começar, mais clientes você vai fidelizar..

Tática 2 – Apresente um Motivo (Porquê);

Psicólogos sociais já provaram que quando você justifica suas ações, ou informações, você tem mais probabilidade de que seus argumentos sejam validados…

Um exemplo disso foi o experimento que o cientista comportamental Ellen Langer e seus colegas fizeram… Eles solicitaram a uma pessoa desconhecida que se aproximasse de uma fila de pessoas que queriam usar uma fotocopiadora e pedisse “Com licença, tenho 5 páginas, posso tirar xeroz?”

Diante dessa solicitação, 60% das pessoas abordadas permitiram que a estranha passasse na frente deles e tirasse a cópia… Mas, quando a desconhecida acrescentava um motivo, como por exemplo: “Posso tirar xeroz porque estou com pressa?”.. quase todas as pessoas aceitaram.. Ela conseguiu converter 94% das pessoas.. E perceba que ela nem mencionou o número de páginas que ela iria tirar cópia…

Mas o cientista não estava satisfeito com isso.. ele queria ir mais longe.. Afinal, o motivo que a desconhecida deu foi totalmente plausível.. ela estava com pressa.. Então ele solicitou que a estranha abordasse da seguinte forma: “Posso usar o xeroz, porque preciso fazer umas cópias?”..

Bem óbvio né? Todos os que estavam na fila queriam fazer umas cópias.. Então porque será que o resultado foi bastante parecido? A desconhecida conseguiu uma conversão de 93%.. ou seja.. 1% a menos do que quando ela apresentou uma justificativa válida.. e 33% a mais do que quando ela não apresentou justificativa nenhuma..

Isso acontece porque as pessoas adoram uma justificação.. e usar a palavra “porque” em seus pedidos mostra para elas que você esta justificando algo.. então isso torna aceitável para elas…

Uma forma de fazer seus clientes serem fiéis a sua empresa é fazê-los responder uma pergunta bem simples.. “Porque você gosta de fazer negócios com a gente?” Essa pergunta vai fazer o cliente justificar uma ação para ele próprio.. E, em consequência, vai fazê-lo tomar essa mesma ação repetidamente…

Uma outra forma que eu gosto bastante de usar é justificar o porque seu cliente deve continuar fazendo negócios com você.. É muito simples de usar e bastante poderoso..

Então lembre-se.. Continue acompanhando as postagens do blog porque eu valorizo você e quero fazer você melhorar cada dia mais seu poder de persuasão e influência..

Tática 3 – Sinceridade: Esse Produto Não É;

Fala a verdade.. quando você é abordado por um cliente e ouve todas aquelas maravilhas que ele fala sobre um produto.. a sua primeira impressão é de que o vendedor não passa de um mentiroso, não é verdade?

Nós temos uma tendência natural de desconfiar de vendedores.. justamente porque eles estão ali para nos convencer de algo.. e ninguém gosta de ser manipulado, não é verdade? Nesse caso, qualquer argumento, mesmo que seja verdadeiro pode soar como falso na cabeça das pessoas..

Então, o que você pode fazer para que seus argumentos sejam vistos como reais e absolutamente sinceros?

Você vai usar a uma tática indetectável que é capaz de fazer qualquer argumento de vendas ser visto como verdadeiro e sincero.. mesmo aqueles argumentos que sejam invensões da cabeça do vendedor…

Mas cuidado! Dizer mentiras e ludibriar seu cliente não é uma estratégia muito boa para fidelizá-los, não é mesmo? Por isso eu sempre aconselho que você diga a verdade.. E que use essa tática apenas para sustentar a verdade…

Aplicar essa estratégia é bem simples.. enfatize os benefícios do produto mas, principalmente, destaque o ponto fraco que seu produto tem.. Aquele ponto que você sabe que pode causar uma ideia de enganação na mente do cliente…

Um exemplo dessa tática é um anúncio que a Volkswagem fez para vender o Fusca… Na época todos queriam carros grandes.. E não estavam vendo o Fusca com bons olhos.. Então a campanha intitulada “Pense Pequeno” foi lançada e gerou milhões em faturamento..

Em uma das campanhas o anúncio dizia: “É pequeno, mas você pode estacionar em qualquer lugar”.. já outra argumentava: “É pequeno, mas leva você para onde você quiser”..

Com isso a Volkswagem foi capaz de dar um novo significado para o problema apresentado.. E isso fez com que as pessoas acreditassem na mensagem.. afinal eles estavam admitindo que o carro era pequeno… Uma situação que ninguém desejava na época..

Agora, usar isso em seus produtos é muito fácil.. um exemplo que a operadora vivo poderia usar para argumentar o problema que o consumidor vê que o preço é mais caro do que suas concorrentes seria dizer: “É mais caro, mas você tem sinal na sua linha até mesmo dentro de uma caverna isolada”..

Esse argumento seria excelente principalmente para os consumidores que gostam de viajar e explorar o mundo em sua volta.. E cá entre nós.. quem nunca ficou sem sinal telefônico dentro de um elevador? Porque não explorar isso?

Apresente um pouco fraco e depois argumente porque aquele ponto fraco é bom para o cliente.. A sua mensagem vai sair muito mais poderosa…

Então é isso.. essas foram as 3 Táticas de Influência que você pode aplicar para fidelizar seus clientes.. Todas essas táticas podem ser aprofundadas ainda mais.. Eu dei apenas um breve resumo sobre elas..

Agora, deixe seu comentário me dizendo qual tática você mais gostou e porque.. Vai ser um prazer poder interagir com você…

Se você gostou do conteúdo, clique em curtir e compartilhe com seus amigos.. =D

Se você quiser saber mais sobre técnicas avançadas em Persuasão e Influência e se tornar um Copywriter Campeão de Vendas você pode se cadastrar no campo abaixo e receber as atualizações do Blog em primeira mão.. Se cadastrando você entra na lista preferencial…

Nessa lista eu posto conteúdos semanalmente aprofundando um pouco mais sobre Técnicas Avançadas em Vendas.. E além de você receber conteúdo de valor semanalmente, ao se cadastrar você ainda recebe imediatamente um presente surpresa que vai Aumentar ainda mais o seu conhecimento em vendas.. Cadastre agora, é grátis… ;)))

Eu fico por aqui, um forte abraço e até a próxima…