Nesse artigo você vai descobrir o que uma Praia pode te ensinar sobre aumentar suas vendas e ainda te garantir o sucesso profissional..

Você já encontrou dificuldades para fazer uma venda? Já se deparou com clientes em que você não sabia exatamente o que dizer pra fazê-los comprar de você? Geralmente você não consegue vender muito bem no final do dia?

Então.. imagine conseguir concluir vendas tão facilmente a ponto de você ter a certeza e confiança de que o próximo cliente que você abordar vai comprar de você e ainda te agradecer por ter oferecido algo que ele nem fazia ideia de que precisava.. Parece bom demais pra ser verdade né? Mas isso é realmente possível..

E se você deseja aprender essa habilidade, leia esse post até o final.. Porque aqui você vai aprender 5 passos simples para aumentar sua venda sem que você faça muito esforço..

5 Passos Simples Para Aumentar Sua Venda Sem que Você Faça Muito Esforço!

Certa vez um vilarejo havia um lenhador de mais ou menos 80 anos.. Ele já tinha formado alguns profissionais em cortar lenha e todos tinham ele como o melhor cortador de lenha do vilarejo..

Até que um dos seus alunos decidiu desafia-lo e tomar o título dele.. Aquele aluno era ambicioso e muito mais jovem do que o seu mestre.. Então tinha certeza de que estava na hora certa do título passar para outra mão..

Ele reuniu os habitantes daquele vilarejo e planejaram uma forma de conseguir medir qual dos dois era o melhor lenhador.. até que chegaram a conclusão de que o melhor lenhador seria aquele que cortasse mais lenha até o final daquele dia..

Tudo pronto e os dois começaram a cortar lenha.. Como o jovem era muito mais rápido e ágil que o seu mestre ele ficou ali conrtando uma lenha atrás da outra incansavelmente.. e sempre que o jovem olhava para o lado ele via o seu mestre sentado em um tronco de árvore.. Parecia estar descansando..

Certo de que venceria o jovem não deixou aquelas imagens do seu mestre sentado lhe desistimular a continuar firme cortando lenhas.. Ele queria vencer com uma larga vantagem… E ele ficou ali firme e forte até chegar o momento de contar quem havia cortado mais lenha.. e para a surpresa de todos o mestre havia cortado o dobro do que o seu aprendiz…

O jovem ficou perplexo.. e sem saber o que havia acontecido resolveu falar com o mestre.. E a resposta que ele ouviu foi surpreendente.. O mestre lhe disse.. “meu jovem, você usou toda a sua força e energia para cortar lenha, mas esqueceu de afiar o seu machado.. eu, ao contrário, tratei de afiar o meu machado para fazer menos força e conseguir cortar mais lenha”

Interessante né? Aprender a afiar o seu machado é o que vai fazer a diferença entre vender a quantidade que todo mundo vende ou atingir vendas acima da média.. Nesse vídeo você vai aprender algumas técnicas que vão afiar o seu machado em vendas..

Esses 5 passos são gatilhos mentais que influênciam a decisão de uma pessoa.. Eles são importantes para as vendas porque criam atalhos no cérebro emocional do ouvinte, fazendo-os desejarem incontrolavelmente o seu produto.. Então vamos lá…

Passo 1 – Mencione uma Prova Científica;

Você já ouviu aquela frase: “Contra Fatos não há Argumentos”? Provavelmente sim.. Essa frase é uma máxima da psicologia humana.. Sempre que você menciona uma prova científica você prende mais a atenção do ouvinte e ainda é considerado um vendedor informado e especialista naquele assunto…

Grandes empresas e profissionais de vendas utilizam desse gatilho para induzir uma venda.. O que eu mais gosto desse gatilho é que ele é sutil e discreto.. Você não oferece características do produto ou diz porque aquele produto é ideal para o cliente.. Mencionar uma prova científica cria uma atalho no cérebro do ouvinte, fazendo com que ele mesmo encontre características que podem satisfazer suas necessidades naquele produto..

Por exemplo, mencionar que saiu uma reportagem no Jornal Nacional que o canal no youtube Segredo dos Copywriters é um dos melhores canais para quem deseja aumentar suas conversões e se tornar um campeão de Vendas, vai fazer com que você, inconscientemente, encontre razões para comprovar essa matéria do Jornal Nacional..

Você pode aplicar esse gatilho mencionando seus argumentos em um tom de notícia… e respaldando seus fatos em revistas especializadas, tele-jornais confiáveis, universidades renomadas, ou qualquer outro meio informativo que tenha credibilidade com as pessoas.

Passo 2 – Crie a Reciprocidade;

Você já se sentiu na obrigação de retribuir um favor pra alguém? A menos que você seja um psicopata e não sinta emoções você respondeu sim para essa pergunta…

A reciprocidade é como um príncipio social.. nós crescemos sendo educados de que quando alguém nos faz um favor, nós devemos retribuir esse favor de alguma forma… Não é exatamente com essas palavras que você aprende, mas os fatos que você presencia todos os dias em sua volta lhe mostram que, caso você quebre essa regra, você passa a ser visto como uma pessoa fria e calculista…

Quase todos os seres humanos vão se sentirem obrigados a retribuirem um favor a você depois que você ajuda-los de alguma forma… E o campeão de vendas sabe desse princípio e utiliza dele para aumentar suas conversões…

Agora, você pode usar esse princípio de várias maneiras.. Uma delas é dando algo pra elas quando elas entram na sua loja.. E não precisa ser uma coisa cara e absurda não.. um simples bombom de boas vindas já é o suficiente para que a pessoa fique mais inclinada a comprar de você e ignorar seu concorrente..

Passo 3 – Estimule a Aceitação;

Todos querem fazer parte de um determinado grupo de pessoas.. Seja de empresários bem sucedidos.. seja de atletas de alto rendimento.. ou até mesmo de melhores adestradores de pulgas da indonésia.. Uma coisa é certa, o ser humano quer ser aceito no grupo em que ele tem vontade de pertencer…

Estimular, com um argumento válido e construtivo, que o produto ou o servicó que você esta oferecendo pra ele vai lhe colocar mais próximo, ou até mesmo, dentro do grupo que ele deseja pertencer, vai fazer com que sua venda flua com muito mais leveza e segurança… E fazer isso é tão simples como dizer: “Essa nova mercedez não é apenas um carro, é um sinônimo de poder e status.. Quando você esta dentro dela, ou chega em um local dirigindo uma, você imediatamente chama a atenção das pessoas e elas os vêem como um homem de negócios bem sucedido”

Nesse caso o grupo que a pessoa quer pentercer é de homens de negócios bem sucedido que demonstram poder e status…

Agora, o que é engraçado é que muita das vezes você não precisa nem dizer as características do produto pra concretizar a venda.. Basta associar o produto ao grupo de pessoas que o cliente quer pertencer e pronto.. venda realizada..

Passo 4 – Mostre um Inimigo Comum;

Mostre um inimigo em comum entre você e o seu ouvinte.. Deixar o cliente saber que você também passou por aquela situação de dor que ele esta passando, e que conseguiu superá-la, o deixa mais confortável e seguro de que você é suficientemente capaz de ajudá-lo com isso..

Esse gatilho deve ser usado com bastante cautela.. você primeiro precisa criar uma conexão segura com seu ouvinte a ponto de conhecer algumas de suas dores… Depois que você conectar com seu cliente e estiver seguro de que descobriu um ponto de dele, utilize esse gatilho e, na grande maioria das vezes, você vai conseguir gerar uma venda…

Logo após mostrar um inimigo em comum, é a hora de dizer como combater esse inimigo.. E é claro.. seu produto é o super herói que ele precisa..

Por exemplo: “Eu tinha muito problema em tirar fotos embaixo d’água.. já tinha tentado quase tudo que encontrava pela frente, cheguei até a jogar dinheiro fora com aquelas capinhas impermeável, mas elas resolviam em partes o meu problema.. tiravam fotos, mas sempre as fotos saiam embaçada.. foi então que eu descobri.. [ai você encaixa o seu produto]”

Nesse exemplo a pessoa tinha um problema de tirar fotos embaixa d’água.. e você, depois que conectou com ela e descobriu esse problema, pôde fazer uso do inimigo em comum..

Passo 5 – Gere Afeição;

Pessoas compram de quem confiam.. E ainda mais.. Pessoas compram de pessoas que são parecidas com elas…

Mostrar para seu cliente que você é parecido com ele.. que você faz parte daquele grupo de pessoas que ele pertence e que vocês tem ideias em comum, eu diria que é mais de 50% da venda…

Da próxima vez que você for fazer uma venda, experimente mostrar para seu cliente de que vocês são parecidos.. Além de vender é muito provável que você ainda conquiste uma amizade…

Esses foram os 5 passos para aumentar suas vendas.. Juntos eles podem alavancar suas vendas a um nível que só os grandes profissionais alcançam.. Agora, se você ainda não entendeu o que uma praia tem em comum com seu sucesso na venda, basta juntar a primeira letra desses 5 gatilhos.. Juntos eles formam a palavra PRAIA.. Prova Social, Reciprocidade, Aceitação, Inimigo Comum e Afeição..

A partir de hoje sempre que for fazer uma venda lembre-sa da praia e coloque esses gatilhos mentais em seus argumentos de venda.. Você vai notar que sua conversão vai aumentar absurdamente apenas por dar esses 5 passos simples…

Então é isso.. esses são os 5 Passos Simples que Você deve Usar caso Queira Aumentar Sua Venda Sem Fazer Esforço.. Todos esses passos podem ser aprofundadas ainda mais.. Eu dei apenas um breve resumo sobre elas..

Agora, deixe seu comentário me dizendo qual desses passos você mais gostou e porque.. Vai ser um prazer poder interagir com você…

Se você gostou do conteúdo, clique em curtir e compartilhe com seus amigos.. =D

Se você quiser saber mais sobre técnicas avançadas em Persuasão e Influência e se tornar um Campeão de Vendas você pode se cadastrar no campo abaixo e receber as atualizações do Blog em primeira mão.. Se cadastrando você entra na lista preferencial…

Nessa lista eu posto conteúdos semanalmente aprofundando um pouco mais sobre Técnicas Avançadas em Vendas.. E além de você receber conteúdo de valor semanalmente, ao se cadastrar você ainda recebe imediatamente um presente surpresa que vai Aumentar ainda mais o seu conhecimento em vendas.. Cadastre agora, é grátis… ;)))

Eu fico por aqui, um forte abraço e até a próxima…